10 junho, 2007

Cão de água português - o primo português do poodle

A propósito de: http://arrastao.weblog.com.pt/arquivo/2007/06/hoje_e_dia_da_raca

O cão de água português que se pensa tenha surgido há cerca de 500 anos e cujos parentes mais prováveis talvez sejam os poodles, é um bravíssimo cão de trabalho.
Por terem evoluído as técnicas de pesca e deixar de ser útil, esteve à beira da extinção.
Segundo este artigo na wikipedia, http://en.wikipedia.org/wiki/Portuguese_Water_Dog, em 1970 só havia cerca de 25 exemplares em Portugal. Segundo o mesmo artigo, hoje há mais de dez mil nos EUA. Na Finlândia ainda são usados para trabalho por pescadores.

No livro de Stanley Coren, The Intelligence of Dogs: A Guide To The Thoughts, Emotions, And Inner Lives Of Our Canine Companions, o cão de água português não é classificado na escala de working and obedience intelligence.

Na escala proposta por Stanley Coren, em primeiro lugar vem o Border Colie ou Pastor Ingês (no filme O Porquinho Babe perde o concurso de pastoreio para o suíno falador) em segundo o Poodle, francês e cão de caça, e em terceiro o Pastor Alemão, cão de guarda.

O Cão de Água terá herdado as características de retrieving do poodle e terão sido desenvolvidas as específicas para o trabalho de pesca, sofrendo adaptações físicas próprias tais como as patas membranosas e as válvulas nos ouvidos que permitem suportar a diferença de pressão aquática quando mergulha.

Outras raças portuguesas são também interessantes.
Talvez se possa dizer que para a dimensão do país, estamos bem representados no mundo canino e possamos ter orgulho nacional nos nossos melhores amigos.

2 comentários:

Daniel Oliveira disse...

Tive um. O Gastão. Tenho saudades dele.

João Pereira da Silva disse...

Casal com a Alice? Não era assim que se chamava. Cães, cães...