06 junho, 2007

O Eu e a Liberdade

- A minha liberdade acaba onde acaba a minha liberdade. Os outros têm plena liberdade de tentar restringir a minha liberdade, sempre que por essa se sintam limitados.
Posição neo-liberal: na savana cada um dos animais depende de si e compete-lhe ser o mais apto na luta pela sobrevivência. A responsabilidade é de cada Eu que come quanto pode ou consegue. Quem não consegue pode ser comido.

- A minha liberdade acaba onde acaba a liberdade dos outros. Os outros e eu temos a liberdade plenamente definida e restrita em completo acordo mútuo:
Posição socialista: na savana cabe a todos os animais decidir como é feita a competição, quem e quanto cada um pode comer. Os que não conseguem devem ser ajudados pelos outros.

- A minha liberdade começa onde acaba a dos outros. Eu e quaisquer outros sabemos sempre em consciência onde estão os limites da liberdade de cada um.
Posição liberal-social: na savana, cada animal é livre e responsável mas respeita sempre o limite dos outros não comendo cada um mais do que necessita. Os que não conseguem podem contar com alguma simpatia por parte dos outros.

- A minha liberdade é absoluta. A liberdade dos outros é relativa. Os outros são livres apenas quando estão incluídos no mEu conceito de liberdade.
Posição ultra-liberal: de imposição da minha liberdade aos outros, jeitosa para impor democracias e o nosso capitalismo. Usa como pano de fundo ideológico a primeira definição de liberdade: a neo-liberal. Já não interessa a savana. Não há animais responsáveis. O Eu está fora do ecosistema, não pensa em si próprio como animal, come tudo sem limites e pensa apenas em satisfazer a gula do Eu.

3 comentários:

Anónimo disse...

"Não interessa o que outros me fazem, apenas interessa o que eu faço aos outros" - (não me lembro do livro)

Acho que é melhor defenição de "liberdade"

João Pereira da Silva disse...

Pois, essa seria a postura que invalidava quaisquer reflexões e dilemas sobre a liberdade e a responsabilidade...

Unknown disse...

Vejo que escreveu savana, em vez de selva, que já chega de enganar as crianças com a estória do leão!

Muito Bem!