25 outubro, 2007

Ora bolas! Então para sermos ricos devemos mudar de cultura?

"Para conseguirmos que as sociedades pobres se desenvolvam, precisamos de mudar as suas culturas, não apenas as suas instituições e respectivos incentivos. Para tal, é preciso que mais pessoas dessas sociedades experimentem viver em economias desenvolvidas.
(....)
Assim, as determinantes cruciais da riqueza e da pobreza não são as diferenças nos incentivos, mas sim as diferenças na forma como as pessoas reagem a eles. Em economias bem-sucedidas, as pessoas trabalham arduamente, acumulam e inovam, mesmo quando não usufruem de grandes incentivos. Nas economias falhadas, as pessoas trabalham pouco, poupam pouco e mantêm-se fiéis a técnicas desactualizadas, mesmo quando os incentivos são bons. "

Já agora, vejam quanto são ricos, comparativamente ao resto da população mundial, aqui:

2 comentários:

pn disse...

Mas a ideia não é nova, já o Max Weber no livro "ética protestante e o espírito do capitalismo" se refere a como, neste caso a religião (protestante vs Católica) favorece o desenvolvimento do capitalismo, e subsequente desenvolvimento económico nos paises protestantes. Mas se calhar já sabes disto no entanto se te apetecer vê na wiki: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_%C3%A9tica_protestante_e_o_esp%C3%ADrito_do_capitalismo

João Pereira da Silva disse...

Pois, novidades velhas. Não parecemos é ligar muito ao facto de já as sabermos.